O município de Aljustrel vai começar a recolher, em todas as freguesias do concelho, os restos alimentares orgânicos provenientes da preparação de refeições em restaurantes, cantinas escolares e refeitórios de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
Em nota enviada às redações, a autarquia revela que esta iniciativa marca o arranque da segunda fase do projeto-piloto de recolha de biorresíduos.
Trata-se de um projeto da responsabilidade dos serviços de Ambiente da autarquia que avançou no verão de 2023.
O município recorda que “a primeira fase arrancou em zonas piloto, dirigindo-se a produtores domésticos, abrangendo moradias uni e plurifamiliares. A tendência, agora, é de crescimento e de alargamento da rede de recolha”.
A mesma fonte adianta que “o objetivo é reduzir a quantidade de resíduos enviados pelo município de Aljustrel para aterro, apostando na sustentabilidade ambiental, melhorando a pegada ecológica e contribuindo, à escala local, para a recolha seletiva”.
O município de Aljustrel revela, ainda, que “adquiriu, para a implementação deste projeto, uma viatura elétrica adaptada com equipamentos de deposição seletiva”, tendo já procedido à compra de um segundo veículo.