A Biblioteca Municipal de Aljustrel acolhe, hoje, uma sessão de sensibilização sobre o rastreio do cancro do cólon e reto.
A ação integra o Programa de Rastreios organizado pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, a Coordenação Regional, em articulação com Unidade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) e o Centro de Saúde de Aljustrel.
De acordo com a ULSBA, “a sessão destina-se a utentes de ambos os sexos do concelho de Aljustrel, elegíveis para rastreio, com idade superior ou igual a 50 anos ou inferior ou igual a 74 anos”.
“O objetivo desta sessão passa por dar resposta ao diagnóstico precoce do cancro do cólon e reto, melhorando o acesso ao processo de rastreio da população, no concelho, assim como, a partilha de informação e recomendações relevantes sobre o tema”.
A mesma fonte refere, ainda, que “no final da sessão, serão entregues kits e as devidas instruções para que os participantes possam realizar uma pesquisa de sangue oculto nas fezes, a que chamamos rastreio”.
Os rastreios, nomeadamente, os oncológicos são meios que permitem de uma forma rápida e fácil, identificar anomalias e/ou lesões em estados iniciais de doença e/ou precursoras de situações mais graves ou malignas, afirma, ainda, a ULSBA.
A sessão informativa realiza-se entre as 17:00 e as 18:00 horas.