A “Agenda do Docente Interrail do Conhecimento 2025” é, hoje, apresentada no auditório da Biblioteca Municipal de Beja, às 16:00 horas.
A iniciativa da Câmara Municipal de Beja surgiu em 2019 e pretende ser “uma proposta inovadora no cenário educativo do concelho de Beja, promovendo uma abordagem de aprendizagem não formal e colaborativa”.
De acordo com a autarquia, trata-se de um projeto baseado na criação de uma “rede de saberes e experiências diversificadas capazes de enriquecer as trajetórias de todos os envolvidos”.
Segundo o município, “ao longo dos anos, o projeto tem demonstrado que a educação não precisa de ser confinada a um espaço físico, mas que pode e deve ser vivida de forma dinâmica, multidisciplinar e sem fronteiras”.
Hoje, a cerimónia de apresentação do projeto começa com a atuação de Leonardo Fernandes, aluno do Conservatório Regional do Baixo Alentejo.
As intervenções serão levadas a cabo por Maria João Ganhão, vereadora do município de Beja, António Vilhena, psicólogo que vai abordar o tema “Amo o saber para que a vida não seja um dogma” e, ainda, por Luís Miranda, da direção do Agrupamento de Escolas nº1 de Beja e por Pedro Martinho, da direção do Agrupamento de Escolas nº2 de Beja.
A organização do Interrail do Conhecimento conta com a colaboração das seguintes entidades parceiras: ACOS, Agrupamentos de Escolas nº1 e nº2 de Beja, Assembleia Municipal de Beja, BA11, Bombeiros Voluntários de Beja, CEBAL, Conservatório Regional do Baixo Alentejo, CRI, CULTIVAR- Sustentabilidade Global, Da Vinci, EDIA, EMAS, GNR, Incubadora Inovação Social – IISBA, IPBEJA, IPBEJA – Museu Botânico, Liga Portuguesa Contra o Cancro, Museu Rainha D. Leonor, NAV Beja, Olivum, Psicoespaço, Resialentejo, Ser Social e NAV Beja.