A Federação do Baixo Alentejo do PS acusa o PSD de anunciar investimentos com fins eleitoralistas.
Em nota enviada às redações, a Federação socialista sublinha que “a verborreia habitual do deputado do PPD/PSD eleito pelo círculo de Beja, junta-se agora a desorientação geral e eleitoral do governo da AD ao ter aprovado, à última hora, e sem qualquer enquadramento técnico, um pacote de obras a que designou ‘prioritárias’, mas que efetivamente não pretende concretizar”.
Os socialistas acrescentam que “é disso exemplo o pomposo anúncio, fortemente propagandeado para meros fins eleitorais autárquicos e agora legislativos no Baixo Alentejo pelo deputado do PPD, de que a cidade de Beja passaria a ser servida por um novo troço da A26, secundado pelo Ministro das Infraestruturas que se comprometera com a sua execução até ao fim do mandato legislativo que era suposto terminar 2028”.
De acordo com o PS, do conjunto de 31 obras, o Governo só haveria de assegurar efetivamente o financiamento de oito intervenções.
“Pasmem-se os cidadãos do Baixo Alentejo: o troço da A26 não está contemplado nesse pequeno lote das obras anunciadas e com direito a financiamento real, atirando este governo a sua concretização futura para um modelo de parcerias público-privadas que não serve os interesses de desenvolvimento de uma região do interior como a nossa”, adianta a Federação do PS.
O Partido Socialista diz que no Baixo Alentejo apresentar-se às próximas Legislativas “com trabalho”, na educação, através da requalificação efetuada ou em curso de várias escolas na região; na saúde, com a construção de novos centros e extensões de saúde e na mobilidade rodoviária com o projeto, o financiamento e o lançamento dos concursos públicos para o IP8 – agora em execução – entre Santa Margarida do Sado e Beja e as complementares variantes em Figueira de Cavaleiros e Beringel.
Em matéria de mobilidade ferroviária, acrescenta que “o último Governo do PS projetou, garantiu o financiamento e preparou o concurso público para a eletrificação da linha entre Beja e Casa Branca”.