“Nós Por Elas” é o mote da iniciativa nacional que acontece amanhã e que visa homenagear as vítimas de violência doméstica. Esta acção surgiu nas redes sociais por Helena Ferro Gouveia, jornalista e activista pelos direitos humanos. Em Beja, esta acção chega através de Ana Matos Pires, coordenadora da equipa de prevenção de violência em adultos do Hospital de Beja.
Em declarações à Rádio Pax, Ana Matos Pires refere que a “violência doméstica é um flagelo (…) e um problema social que passa muito por aquela que é a realidade de uma sociedade machista”.
Em seu entender, este crime público não “está na moda, (…) o que acontece é que nos últimos 20 anos houve uma atenção maior para este problema”.
A coordenadora da equipa de prevenção de violência em adultos do Hospital de Beja considera que “Portugal tem boas leis” capazes de actuar em situações de violência doméstica, no entanto não estão a ser aplicadas tal como exige a legislação.
Ana Matos Pires espera que “exista uma maior consciencialização para que este fenómeno multifactorial seja olhado [pela sociedade e pela justiça] da maneira correcta”.
No que diz respeito à iniciativa de amanhã, a coordenadora explica que a acção pretende “fazer uma homenagem às vítimas” e espera que os participantes se “façam ouvir em prol daquilo que é a luta contra a violência doméstica”.
“Nós Por Elas” acontece às 16 horas, na Praça da República.