A Câmara de Odemira anuncia que a população do concelho entregou um total de 51 propostas para investimentos públicos no âmbito do Orçamento Participativo (OP). Destas, 22 são para o Orçamento do município e 29 para os processos promovidos pelas Freguesias.
As propostas serão agora submetidas a análise técnica. Posteriormente, serão validadas e colocadas em votação, nos meses de outubro e novembro, através de sms e na página online www.op.cm-odemira.pt.
As propostas apresentadas, segundo o município, “incidem em requalificação de espaços públicos, criação de espaços e serviços para a infância, recolha e divulgação de tradições e sobre questões relacionadas com o ambiente, desde a gestão da água até à redução de resíduos”.
O valor afeto ao processo do OP Municipal é de 300 mil euros, sendo 150 mil euros para os projetos promovidos nas freguesias do interior do concelho com população inferior a 1500 habitantes e 150 mil euros para projetos nas freguesias do litoral e/ou com população superior a 1500 habitantes.
A Câmara recorda que o OP de Odemira “é o mais antigo e ininterrupto processo participativo do país”.
O Orçamento Participativo integra a estratégia do Município de Odemira para “potenciar a participação pública, através de fatores positivos e construtivos, baseados em princípios de proximidade, transparência e oportunidade”.