Esta aposta pretende capacitar os jovens do concelho de Mértola para serem animadores turísticos. Esta iniciativa destina-se a jovens entre os 16 e os 24 anos, residentes naquele concelho, em situação de abandono escolar precoce, desempregados e desocupados.
O TXILAR vai decorrer ao longo deste ano. A ADPM explica que o projecto dá a oportunidade dos jovens beneficiarem de acções de formação teórico-práticas, visitar casos de boas práticas, coaching personalizado e simulações por forma a criar um conjunto de iniciativas de animação turística dando a conhecer Mértola sob uma perspectiva surpreendente aos visitantes e turistas.
Patrícia Rolha, técnica de ambiente da ADPM, explica que em complemento à auto inscrição, que está a ser divulgada em cartazes nas freguesias, a Associação está a contactar com o Centro de Emprego para ajudar a encontrar os jovens.
A dinamização do projecto conta com a parceria do Campo Arqueológico de Mértola, a Merturis Empresa Municipal de Turismo e a Empresa Regional de Turismo do Alentejo, sendo co-financiada pelo Programa Escolas Projectos Pontuais.