Na Universidade podem inscrever-se seniores a partir dos 50 anos. O leque de disciplinas é variado. Alfabetização, artes decorativas, actividade física, cidadania, dança desportiva, francês, hidroginástica, história local e património, hortifruticultura, informática, inglês, yoga, lavores e costura, música, pintura, psicologia, português, saúde e nutrição, teatro e viola são as disciplinas disponíveis. As inscrições decorrem até 15 de Setembro na sede da Universidade.
Para os seniores com mais de 65 anos, das localidades rurais, o AnimaSénior vai proporcionar aulas de nutrição, alfabetização, informática, hidroginástica, lavores e costura, actividade desportiva. As inscrições decorrem durante os próximos dias de acordo com o seguinte calendário: em São João de Negrilhos nos dias 1 e 2; em Jungeiros no dia 3; em Ervidel no dia 4; na Messejana nos dias 7 e 8; em Cortes Vicente Anes no dia 9; no Carregueiro no dia 10 e em Rio de Moinhos no dia 11.
Conceição Parreira, vereadora da Câmara Municipal de Aljustrel, espera que a adesão supere os números do ano lectivo anterior. Cento e vinte seniores frequentaram a Universidade Sénior. O AnimaSénior abrangeu 150 idosos.