O certame apresenta algumas novidades e está dividido em três grandes áreas temáticas: a arte chocalheira com uma rua dedicada ao chocalho; a arte equestre com a instalação de um picadeiro no centro da feira e ainda a arte tauromáquica com um conjunto de eventos tauromáquicos.
A par da música e das actividades económicas a Câmara de Viana do Alentejo, entidade promotora, destaca as exposições, tasquinhas e restaurante, feira franca, espaço criança e ainda para o projecto “Leva-me contigo” com exposição/adopção de animais.
A Feira abre com o I Colóquio Internacional “Paisagens Sonoras”. Nos trabalhos participam alguns dos maiores especialistas nacionais e estrangeiros no fabrico, na história e no folclore associado às artes dos sinos, das campainhas e dos chocalhos. A iniciativa insere-se na candidatura do fabrico dos chocalhos à Lista do Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente.
Bernardino Pinto, presidente da Câmara de Viana do Alentejo, realça que o Colóquio pretende reforçar a Candidatura.
Em termos musicais o grande destaque vai amanhã para a actuação dos fadistas José Gonçalez, Joana Amendoeira e Filipa Cardoso.