Desse volume, 29% das vendas destinaram-se ao mercado europeu e 71% teve como destino países fora da União Europeia. Um aumento de 5,1% nas exportações de vinhos do Alentejo, comparativamente a 2013.
Segundo aquela Comissão Vitivinícola, os sete principais mercados, que representam 93% do volume das exportações para fora da União Europeia, cresceram”. São exemplos disso Angola, com um aumento de 5%, os Estados Unidos da América, com 6%, e o Brasil que registou um acréscimo de 15%. Nos países da União Europeia, o incremento nas exportações foi de 7%.
Para a CVRA, os dados são o reflexo da “aposta contínua dos agentes económicos dos vinhos do Alentejo nos mercados de exportação”.
Também no mercado nacional, a região é líder. De acordo com aquele organismo, os vinhos do Alentejo representam, a nível nacional, 44,7%, em volume de mercado, e 45,5% em valor.
Os Vinhos do Alentejo juntam 263 produtores e 97 comerciantes numa área total de vinha de 20 mil 670 hectares, sendo que a área total de vinha aprovada para DOC Alentejano ascende os 14 mil hectares.