A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) vai trabalhar, durante 12 meses, com um grupo de 10 pessoas com Diabetes tipo 2 com o objetivo de reduzir o impacto da doença na saúde dos participantes.
Além disso, o projeto europeu “Care4Diabetes” que, na ULSBA, arrancou, no ano passado, com um primeiro grupo de utentes com diabetes tipo 2, pretende levar a um menor consumo de medicamentos ou até mesmo à remissão da doença.
O projeto que junta 12 países da União Europeia pretende melhorar e promover a saúde nesses Estados-Membro.
A participação portuguesa no projeto é coordenada pela Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Diabetes e a sua implementação será feita com a colaboração de algumas instituições do SNS, entre elas, a ULSBA.
A lógica por detrás deste programa reside na implementação de programas de educação e promoção de estilos de vida saudáveis, onde profissionais de saúde da ULSBA vão começar, agora, a trabalhar com um segundo grupo de pessoas com Diabetes tipo 2.
O objetivo deste projeto é disseminar para Portugal uma prática que está implementada na Holanda há 10 anos e que tem demostrado bons resultados em pessoas com Diabetes tipo 2, tal como explica o enfermeiro José Dores, coordenador local do projeto.
Em jeito de balanço relativamente ao primeiro grupo que participou neste projeto-piloto, na ULSBA, José Dores realça que houve resultados muito positivos.
No início de 2026, no final do projeto serão publicados os resultados do estudo feito.
Nessa altura, os promotores do projeto irão verificar se a disseminação desta boa-prática funcionou nos países que integraram o projeto, de forma a passarem a aplicar aquela abordagem aos utentes com as devidas adaptações.