A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) anuncia a criação de uma Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja.
“O AVC é uma das principais causas de morte e incapacidade permanente em Portugal e o Baixo Alentejo era uma das poucas regiões sem Unidade de AVC (U-AVC) reconhecida a nível nacional”, revela a Unidade Local de Saúde.
A criação desta Unidade permite dar “uma resposta integrada emergente ao AVC, que inclui prevenção primária dos fatores de risco cerebrovasculares, divulgação dos sinais de alerta de AVC à população, emergência pré‐hospitalar com rápida estabilização e transporte dos doentes, a implementação de protocolos de atuação ao doente com AVC agudo, assistência diferenciada na fase pós-aguda e cuidados de reabilitação com vista à melhoria do prognóstico funcional”, revela a ULSBA.
“Com esta unidade pretende-se a uniformização dos cuidados prestados e assistência diferenciada aos doentes cerebrovasculares por uma equipa multidisciplinar organizada e experiente num ambiente controlado, com critérios de admissão e protocolos bem definidos, início precoce do tratamento e da reabilitação com vista a reduzir as incapacidades causadas pelo AVC e prolongando a vida com qualidade”, adianta a mesma fonte.
A Unidade de AVC situa-se no serviço de Medicina Interna. Tem uma enfermaria de cuidados agudos com capacidade para monitorização contínua cardiovascular e respiratória com um posto de enfermagem de vigilância 24h e 2 enfermarias de cuidados subagudos. Consta ainda de uma sala de trabalho para o enfermeiro de reabilitação com o respetivo equipamento de exercícios.