O Município de Odemira celebrou, esta semana, um protocolo de colaboração com o Plano Nacional das Artes (PNA) para a concretização de ações no âmbito da educação e da cultura.
Em simultâneo, foi rubricado outro protocolo com a mesma entidade para adesão à Carta de Princípios relativa ao Compromisso de Impacto Social das Organizações Culturais (CISOC), com o objetivo de reforçar o impacto social das atividades culturais dinamizadas pelo Município.
A Câmara esclarece que “o acordo agora formalizado entre a autarquia e o Plano Nacional das Artes prevê a implementação do Plano Cultural de Escola e a adesão a outros programas e medidas do PNA, que propõem a fruição e produção cultural como parte integrante do currículo, seja como instrumento, conteúdo ou metodologia para a aquisição de competências”.
A adesão ao Compromisso de Impacto Social das Organizações Culturais, permite, segundo a mesma fonte, “medir e avaliar o trabalho realizado pelas entidades aderentes e, a partir daí, implementar estratégias que reforcem o seu impacto social”. Odemira vai avaliar toda a sua rede de equipamentos culturais.