A Comissão Política Concelhia de Moura do PS congratula-se, em nota de imprensa, com o anúncio do procedimento referente à empreitada para a construção do Bloco de Rega de Moura, afirmando que esta foi “uma luta constante do executivo do PS na Câmara Municipal de Moura”. PSD de Moura repudia declarações dos socialistas.
“O executivo do PS esteve sempre ao lado dos nossos agricultores e, mesmo quando antigos ministros da Agricultura tentaram relegar-nos para segundo plano, foi este Executivo que manteve a luta para que Alqueva fosse cumprido”, afirmam os socialistas.
A Concelhia de Moura do PS destaca, igualmente, “a importância do Bloco de Rega Póvoa/Amareleja, exigindo que o Governo cumpra o calendário de execução deste investimento, de enorme relevância para a concretização do regadio no concelho de Moura”.
A mesma fonte considera que “o Governo se comprometa de forma firme na reunião de concertação entre os Ministérios da Agricultura e do Ambiente, com vista à revisão e melhoria das regras e condições impostas pela Rede Natura no nosso território, bem como, à construção da ETAR da Estrela”.
Uma reunião que o PS de Moura diz ter sido “solicitada pelo executivo do PS da Câmara Municipal de Moura” que “será realizada numa data proposta pela Ministra do Ambiente, prevista para meados de janeiro de 2025”.
“Muitos falam de Alqueva, mas até 2017, nada fizeram, nem pelos nossos agricultores, nem pela nossa região, através da valorização de Alqueva. Os próximos dias serão férteis em posicionamentos políticos acerca da questão do regadio de Alqueva. Ao oportunismo de uns somar-se-à a reivindicação panfletária de outros”, diz, ainda, o PS de Moura.
Também a Comissão Política da Concelhia de Moura do PSD felicita, em comunicado, o atual Governo pela publicação do procedimento referente à empreitada para a construção do Bloco de Rega de Moura.
Em sete meses, o executivo da AD avançou com uma obra tão necessária ao nosso concelho e reivindicada há tantos anos, diz o PSD de Moura.
A mesma fonte “lamenta e repudia, contudo, a tentativa de aproveitamento político protagonizada pelo atual executivo da Câmara Municipal e pela Concelhia do PS de Moura”.
“O Partido Socialista, em oito anos de governação do nosso país, quatro deles com maioria absoluta, não teve a capacidade de investir no nosso Alentejo, deixando por fazer várias infraestruturas críticas”, aponta o PSD.
“Este projeto é, apenas, mais um exemplo e, ao contrário do que se apregoa, o executivo atual não foi capaz de se fazer ouvir junto do anterior Governo PS e quer vir agora recolher os louros de uma medida implementada pela AD”, afirmam os sociais-democratas.
A mesma fonte diz ainda que “a efetiva concretização do Bloco de Rega de Moura com origem de água na Barragem de Caliços, com uma área de 1 184 hectares deve-se exclusivamente ao Partido Social Democrata e ao seu parceiro de coligação”.