O Grupo Parlamentar do PS apresentou um projeto de resolução onde recomenda ao Governo que “promova com urgência a realização de uma Campanha de Vacinação do Efetivo Ovino Nacional contra a doença ‘Língua Azul’-Serotipo3”.
Por outro lado, defende a “criação de medidas de apoio financeiro para fazerem face aos prejuízos decorrentes da doença ‘Língua Azul’”.
Os socialistas lembram que “em setembro, foram detetados os primeiros focos conhecidos desta variante – serotipo 3- que surgiram com grande intensidade no Alentejo Central e que rapidamente se alastraram aos territórios vizinhos, estando atualmente grande parte do território continental confrontado com este problema”.
Nelson Brito, deputado do PS eleito por Beja, é um dos quatro parlamentares que assinam o projeto.
A CNA – Confederação Nacional da Agricultura propôs, também, ontem, ao Governo, “a realização de uma campanha de vacinação dos animais, gratuita, em condições a definir pela Direcção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) e a criação de uma medida de apoio extraordinário para os produtores, com o objetivo de compensar a perda de rendimento pela morte de animais e para a reposição dos efetivos”.