Utentes e profissionais de saúde realizam, hoje, em Odemira, uma ação para comemorar o 45º aniversário do Serviço Nacional de Saúde, mas também, para “defender a criação do SNS, valorizar e propor soluções para a melhoria deste serviço”.
A ação está marcada para as 10:30 horas na Praça Sousa Prado.
A iniciativa é organizada pela Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Odemira e conta com a presença de utente, médicos, enfermeiros e Sebastião Santana, Coordenador da Frente Comum (organismo que congrega todos os Sindicatos da Administração Pública).
Em comunicado, a Comissão de Utentes revela que 25% dos utentes do concelho de Odemira não tem médico de família.
A mesma fonte refere que em Vila Nova de Milfontes a Extensão de Saúde “está muito degradada” e que “há mais de 10 anos” que existem “promessas de construção de um edifício novo”.
No que diz respeito ao Hospital do Litoral Alentejano, a Comissão relembra que não existe Maternidade o que leva as grávidas “têm que recorrer ao Hospital José Joaquim Fernandes em Beja ou Hospital São Bernardo em Setúbal, mas muitas vezes, estes Serviços encontram-se encerrados, assim, os bebês nesta região nascem na berma da estrada”.