O projeto de captação de água do rio Guadiana no Pomarão, concelho de Mértola, para abastecimento ao Algarve, através de uma conduta adutora até à Albufeira de Odeleite, mereceu pareceres negativos da Câmara Municipal de Mértola e da Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública do Alentejo.
O Conselho Intermunicipal da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, após reunir “demonstra o seu total apoio à Câmara Municipal de Mértola” em diversos termos.
A CIMBAL considera que aquele concelho “debate-se com escassez de água e elevado stress hídrico, agravados por períodos de seca mais prolongados”.
Para além disso, algumas localidades têm dificuldades no abastecimento sendo servidas por autotanques.
A Comunidade Intermunicipal “exorta todos os envolvidos a procurar condições para o abastecimento público de água às localidades da freguesia do Espírito Santo (concelho de Mértola), a partir do projeto proposto ou de outras soluções técnica e financeiramente mais convenientes. Declara ainda o seu total apoio e solidariedade à Câmara Municipal de Mértola e aos seus munícipes, colocando-se a seu lado na defesa dos interesses das suas populações e da coesão territorial do nosso País”.
Esta posição será remetida à Ministra do Ambiente e Energia, Agência Portuguesa do Ambiente, Águas do Algarve, S.A, Águas Públicas do Alentejo, S.A, AMGAP, CCDR Alentejo e CCDR Algarve, deputados eleitos pelo distrito de Beja e restantes grupos parlamentares.