Ourique e Mértola são os dois municípios do distrito de Beja que vão reduzir, em 2024, a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).
De acordo com a informação divulgada e que pode ser consultada no portal das Finanças, estes dois municípios reduzem, este ano, o IMI de 0,32% para 0,30%.
A maioria dos municípios do distrito de Beja continua, em 2024, a aplicar a taxa mínima de 0,30%, à exceção de Ferreira do Alentejo e Vidigueira que, à semelhança do ano passado, continuam a aplicar uma taxa de 0,37% e de 0,32% respetivamente.
As taxas do Imposto Municipal Sobre Imóveis são fixadas, anualmente, pelos municípios e, atualmente, situam-se entre 0,30% e 0,45% para os prédios urbanos e de 0,8% para prédios rústicos.
Quanto ao desconto do IMI familiar, no distrito de Beja, os municípios de Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Ferreira do Alentejo, Mértola, Odemira e Ourique vão continuar a aplicar esta dedução, que permite às famílias com dependentes reduzir o pagamento do IMI.
Até agora, a redução do IMI familiar era de 20 euros para agregados com um dependente, de 40 euros com dois dependentes e de 70 euros com três ou mais dependentes.
Em 2024, estes valores foram reforçados e passaram, respetivamente, para 30, 70 e 140 euros.