A Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração, no concelho de Moura, volta a abrir hoje ao público com o concerto “Ensemble Intempore” que está agendado para as 22h00.
O edifício foi alvo de obras de reabilitação na cobertura e na fachada.
No interior da Igreja foi efetuada a pintura nas paredes e nos tetos.
Em nota de imprensa a Câmara Municipal de Moura, revela que, no decorrer da empreitada, “foram postos a descoberto parcelas de parede com pintura mural, quer na capela-mor quer na nave da igreja” e que “face ao aparecimento destes vestígios de pintura decorativa foram deixadas algumas ‘janelas de inspeção’ que permitem observar aquilo que foi descoberto”.
As intervenções foram possíveis graças ao acordo de colaboração assinado, há cerca de 3 anos, entre a autarquia, a Direção-Geral do Tesouro e Finanças, a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Fábrica da Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração.
O investimento superou os 618 mil euros, valor que foi financiado pelo Programa Alentejo 2020 (FEDER), pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças e pelo Município de Moura
Álvaro Azedo, presidente da Câmara Municipal de Moura, considera que a empreitada na Igreja de Santo Aleixo da Restauração tem um “significado muito importante” para o concelho.