Dia mundial do preservativo

Vitor Silva - 09/02/2017 - 11:04

Dia mundial do preservativo

Há um par de dias, circulava eu de automóvel, quando da rádio ligada uma voz me informou que nos Centros de Saúde se podem adquirir gratuitamente preservativos. Continuou o locutor falando sobre as vantagens da utilização dos ditos e terminou lembrando que no próximo 13 de Fevereiro é Dia Mundial do Preservativo. Confesso que fiquei surpreendido pois não sabia que havia no calendário um dia dedicado a tal objecto profilático.

Quando eu era miúdo havia poucos dias que o calendário distinguisse. Havia claro o Dia de Natal, o Dia de Todos os Santos, o Dia da Restauração e mais uns quantos, normalmente feriados. Depois começaram a aparecer todo o tipo de “dias”, com carácter mundial e quase sempre mais com fins comerciais do que comemorativos: o Dia do Pai, o Dia da Mãe, o Dia dos Namorados e aí por diante.

Depois apareceram também “dias” dedicados a pessoas que sofriam de determinadas incapacidades físicas: o Dia do Cego, o Dia do Doente Renal, o Dia do Doente Mental, o Dia do Doente Auditivo e até simplesmente o Dia do Doente, o que tem uma abrangência muito maior. Não me admirava nada que até existissem “dias” para pessoas com pé-de-atleta e para pessoas com caspa.

Agora o que desconhecia é que também há “dias” dedicados a produtos profiláticos, como é o caso do preservativo. Pesquisei e também já houve o Dia Europeu dos Antibióticos, embora sem continuidade. Assim sendo parece-me justo que outros produtos profiláticos e com propriedades curativas, também possam ter o seu “dia”. Como é o caso da nossa amiga aspirina e do saboroso xarope para a tosse. E mesmo outros, não tão simpáticos, mas que nos ajudaram bastante, mereciam ser distinguidos: era justo instituir-se o Dia Mundial do Óleo de Fígado de Bacalhau e o Dia Mundial do Supositório. Pela minha parte tenho de confessar que nestes dois últimos dias comemorativos preferia ficar em casa.

Audio Player

COMENTE ESTE ARTIGO