Rua General Teófilo da Trindade

Vitor Silva - 30/01/2017 - 05:02

Rua General Teófilo da Trindade

Ao contrário do que se possa pensar, o desporto favorito dos portugueses não é o futebol. Não senhor! O desporto favorito dos portugueses é a má-língua. Dizer mal de tudo e de todos, isso sim é que os portugueses gostam (pelo menos uma larga maioria).

Se se fala dos políticos é porque são todos incompetentes ou corruptos, ou ambas as coisas. Nem um escapa. Se não fazem é porque deviam fazer e se fazem é porque vão fazer com que as coisas piorem.

Vem isto a propósito das obras, já concluídas há algum tempo, ali na rua General Teófilo da Trindade. Há cerca de nove meses deixei aqui uma crónica sobre o assunto, em que referi os atrasos na sua conclusão e a má planificação da obra, que causou demasiados transtornos a comerciantes e moradores. Deixei a apreciação do resultado para quando ela estivesse terminada.

Como tenho estado muito afastado da cidade, por motivos profissionais e pessoais. só há pouco tempo pude lá ir ver como a coisa ficou. A minha expectativa era baixa pois a má-língua amadora e profissional cá do burgo tinha dito cobras e lagartos da coisa, nomeadamente de umas enormes lombas que partiam as suspensões dos automóveis que por lá circulavam.

Entrei na rua de carro, cheio de precauções, não fosse uma lomba tipo muralha do castelo, dar-me cabo do veículo e esperando ver a rua completamente desfeada. Mas, surpresa das surpresas, não é que a rua ficou mais bonita, desapareceu o inestético alcatrão e está mais amiga dos peões? E quanto às destruidoras lombas, também não se passou nada. Têm a dimensão adequada para impedir que alguns se lembrem de usar a rua como se fosse uma estrada e porem-se para ali a acelerar como doidos. Conheço alguns que, por excesso de velocidade, lá estoiraram o carro e quase também estoiraram a vida.

Conclusão: Os que diziam mal deviam reconhecer que afinal não tinham razão (com excepção do atraso das obras) e dedicarem-se a fazer alguma coisa de útil.

Audio Player

COMENTE ESTE ARTIGO