Vidigueira quer Vinho da Talha a Património da Humanidade.

Helena D'Aguilar - 30/01/2017 - 11:04

Vidigueira quer Vinho da Talha a Património da Humanidade.

Vidigueira quer Vinho da Talha a Património da Humanidade. É este o mote da candidatura alavancada pelo Município de Vidigueira.

E queremos o Vinho da Talha a Património da Humanidade porque acreditamos que ele é feito de forma única, recorrendo a técnicas muito antigas da época romana.

No Alentejo existem outras regiões também com vinho da talha e, por isso mesmo, achamos justo e pertinente ter estes Municípios parceiros da candidatura.

Aljustrel, Cuba e Moura são nesta primeira fase os municípios parceiros, tornando a mesma com um caráter mais abrangente em termos de território.

Como parceiros contamos ainda com a Direção Regional da Cultura e Entidade Regional de Turismo do Alentejo, entre outros parceiros que estão a ser contactados no sentido de se associarem à candidatura, pelo interesse da mesma.

Esta salvaguarda do modo de fazer o Vinho da Talha tem um objetivo muito concreto o valorizar a forma única como é feito, evitando deste modo a perda da identidade e genuinidade do mesmo. É isso que o torna único.

Os responsáveis por manter este saber fazer do Vinho da Talha são os que mais importam nesta candidatura, são mais de 150 produtores que, com o seu saber, têm mantido até aos dias de hoje o Vinho da Talha no Concelho. Por isso mesmo, é neles que assenta esta candidatura, são eles no fundo os responsáveis e guardiões deste saber.

Outra componente importante que interessa referir nesta candidatura é a associação do Vinho da Talha a S. Cucufate e ainda ao Centro Interpretativo do Vinho da Talha, que a autarquia candidatou e já viu aprovada em termos de financiamento, esta trilogia pode e deve criar novas dinâmicas locais, sobretudo ao nível do turismo e em termos económicos.

A elevação do Vinho da talha a Património da Humanidade é, sem dúvida, um grande desafio à autarquia e às entidades parceiras, mas é sobretudo uma homenagem, mais que justa, aos Produtores de Vinho da Talha.

É preciso que neste momento a causa do Vinho da Talha seja de todos, só assim é possível levar o Vinho da Talha a Património da Humanidade.

Audio Player

COMENTE ESTE ARTIGO