Mais investimento, mais futuro!

Anibal Reis Costa - 07/12/2016 - 12:47

 Mais investimento, mais futuro!

A Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo foi, recentemente, reconhecida, a nível nacional, como uma das autarquias financeiramente mais saudáveis do Alentejo.

Isso deve-se muito à ponderada gestão que temos vindo a fazer dos nossos recursos e ao enorme rigor com que temos encarado a atividade municipal.

Os fundos comunitários e a abertura ao nível do Governo do País vieram, também, dar um importante contributo nesta matéria.

É agora altura de traduzir esse esforço (depois de grandes dificuldades e obstáculos) em formas de beneficiar e de servir melhor a população.

Em 2017 teremos, pois, muitas obras e várias iniciativas, tendo por base a necessidade de CONTINUAR A PROJETAR o NOSSO CONCELHO e VALORIZAR a NOSSA TERRA.

Iremos retomar a aposta da Requalificação Urbana da Sede de Concelho, entre vários projetos, com a anunciada reabilitação do Salão do Festas do Mercado Municipal e zona envolvente, com a modernização dos Balneários Públicos, com a Finalização das obras do Estádio Municipal (em que se incluem os balneários e a respetiva proteção para a bancada) com o lançamento das obras de requalificação da Entrada Norte (junto à Igreja de Nossa Senhora da Conceição) e Entrada Sul (junto ao Estádio Municipal). Neste local será, finalmente, construída uma ciclovia que ligará à Fonte Nova,e ainda outra pela Rua das Piscinas, ao bairro da Colina. Está ainda prevista a nova pavimentação de várias ruas, entre vários outros projetos, na Sede e Freguesias do Concelho.

Neste âmbito, permita-se destacar o lançamento do concurso para a nova ETAR de Ferreira do Alentejo,  obra de grande importância e exigência para  a preservação do Ambiente.

A aposta na Educação, fruto da responsabilidade direta da CM nesta matéria, será evidente com a construção de mais recintos desportivos para uso de alunos e comunidade educativa em geral. Também neste domínio iremos requalificar TODAS as escolas básicas do 1.º ciclo (começando por Alfundão, Ferreira do Alentejo e Figueira dos Cavaleiros) melhorando as condições de ensino em todo o Concelho.

Também a aposta na Modernização Administrativa será uma realidade, com a criação do Balcão Único, nas antigas instalações da EDP (recentemente adquiridas pela Câmara Municipal) com novas formas de Atendimento e inovadoras ferramentas de gestão.

Iremos, de uma vez por todas, enviar o Plano Diretor Municipal para Consulta Pública, e diligenciar a sua aprovação com todas as vantagens que daí advêm para uma maior competitividade do nosso território.

Em matéria de emprego direto, irão estar disponíveis, durante o próximo ano, cerca de 40 novos postos de trabalho criados pela CM, resultantes da possibilidade, concedida pelo Governo, em contratar recursos humanos fundamentais para a nossa autarquia.

Iremos lançar o concurso para a Ampliação do Parque de Empresas de Ferreira do Alentejo, como forma de disponibilizar mais meios e ferramentas de captação de investimento privado, fundamental para  continuarmos na “linha da frente”  do Desenvolvimento Económico da região.

O apoio à Cultura, Desporto, Ambiente será, muito substancialmente, reforçado, com as coletividades do Concelho a saírem bastante beneficiadas, porque entendemos serem fundamentais para a dinamização e envolvimento da nossa comunidade.

Para além do incremento das variadas atividades culturais, como já foi referido, o Cinema, desta vez em formato digital, voltará ao Centro Cultural Manuel da Fonseca.

Enfim teremos, em 2017, os melhores cartazes de espetáculos de sempre na comemoração do 25 de Abril, Feira Nacional da Água e do Regadio e Feira de Ferreira, porque queremos honrar o compromisso inicial da valorização destes eventos marcantes para a nossa terra e região.

Continuamos atentos e a trabalhar para que a nossa terra continue sempre mais à frente.

Sabemos que a nossa ajuda é importante, mas a colaboração de todos é fundamental.

Estamos muito confiantes relativamente ao próximo ano e tudo iremos fazer por continuar a merecer a compreensão e aceitação da nossa população.

Nesta altura tão especial para tantos e tantas, quero desejar, em nome da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, a todos os Baixo Alentejanos

BOAS FESTAS E UM FELIZ 2017!

Audio Player

COMENTE ESTE ARTIGO