Projetos.

António Bota - 14/11/2016 - 04:07

Projetos.

Caríssimos ouvintes, caríssimos cidadãos, um forte e respeitoso cumprimento desde a Câmara Municipal de Almodôvar.

É com muito prazer que esta semana vos falo de três ou quatro projetos , que não sendo projetos de obra física, são projetos que dinamizam o nosso concelho, que puxam pelos nossos empresários, pelos nossos empreendedores e que trazem ao concelho de Almodôvar, mais-valias no presente e no futuro. Nós na Câmara Municipal, estamos convencidos  que estes projetos a que nós chamamos de "projetos de desenvolvimento", são sempre mais, ou tão importantes quanto as obras, porque de facto mexem com as pessoas, trabalham para as pessoas  e é com as pessoas que o Município de Almodôvar  se tem que preocupar, tendo em conta que são elas que nos subsidiam com os seus impostos e são elas que beneficiam de todos os programas que nós tentamos colocar em prática.

Assim sendo,  vou falar-vos agora e, convidar-vos desde já a estarem presentes no dia 18 de novembro, a partir das 14h30, no Fórum Cultural de Almodôvar, no nosso Seminário sobre "Fundos Comunitários e Desenvolvimento Rural". Vamos ter a presença de entidades ligadas aos Fundos Comunitários, vamos contar com a presença do Sr. Ministro Adjunto, Dr. Eduardo Cabrita e contaremos também com a presença de algumas experiências na aplicação dos fundos. Vai ser uma tarde dinâmica, com envolvência e conhecimento e partilha, para que aqueles que querem investir saibam como, onde e aquilo que podem fazer com os Fundos Comunitários, com o dinheiro que vem , vulgarmente dito, o "dinheiro de Bruxelas".

Também nesse dia, a Câmara Municipal vai apresentar  o nosso projeto de empreendedorismo e vamos lançar um Guia Prático com os apoios disponíveis, neste momento, para a região de Almodôvar e para o Distrito de Beja; será um guia que vamos entregar a todos os participantes, de modo a que possam a partir daí, verificar se têm ou não a possibilidade de utilizar esses fundos comunitários.

Quero também aproveitar para vos convidar a todos, sem exceção, para estarem presentes na nossa Feira do Cogumelo e do Medronho, em São Barnabé, que vai acontecer nos dias 26 e 27 de novembro. Esta é uma feira de promoção dos produtos serranos, de dignificação de toda a região serrana do concelho de Almodôvar e é um veículo natural de promoção do medronho, do cogumelo e de todos os produtos da terra que vão estar expostos nessa feira. O certame, para além de ter esta dinâmica, de ser a 10ª feira, é também um motivo de orgulho para os locais que veem neste, um momento onde podem celebrar e conviver  com familiares da diáspora e com outros que visitam São Barnabé, na montanha, à beira da serra, com o concelho de Loulé.

Aproveito para vos dar conta, de que estamos a preparar um programa de Natal, um Natal encantado para as nossas crianças, de modo a que os pais e os meninos se possam divertir em Almodôvar e, ao mesmo tempo, trazer-mos turismo, pois é com o turismo, com as pessoas que vêm a Almodôvar ,que os nossos comerciantes, que os nossos restaurantes e que a nossa hotelaria vai sobrevivendo. Se não houver dinâmica, se não existirem iniciativas da Câmara Municipal e iniciativas de empresários locais para trazer pessoas a Almodôvar, nós não conseguiremos nunca sobressair, ser melhores, ser diferenciadores, nem conseguiremos que os nossos comerciantes e empresários faturem, e nem conseguiremos que eles ajudem a nossa economia local.

Para terminar: Estivemos presentes em Santa Marta de Penaguião, esta semana, a assinar um contrato para a "Associação de Municípios da Rota Turística da Estrada Nacional 2", em qua a Câmara Municipal de Almodôvar é pioneira, em conjunto com a Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião. Esta é uma associação que visa estimular o turismo, as viagens, o lazer, ao longo dos 740 quilómetros da Estrada Nacional 2,abrangendo cerca de 32 municípios, quando digo cerca de 32 municípios é pelo facto de um dos municípios ainda não ter aderido ao nosso protocolo, mas a intenção é basicamente promover esta rota como uma rota turística, ser mais um motivo para que visitem o concelho de Almodôvar, utilizando assim o nosso turismo gastronómico, cultural e o nosso saber receber, fazendo do concelho de Almodôvar um ponto de paragem obrigatório para quem circula pela Nacional 2, estrada que foi outrora, grande emotivo de orgulho e um grande centro de negócios, e que hoje, devido à existência da Autoestrada do Sul, está mais esquecida. Com este projeto, vamos certamente dinamizá-la e, dinamizando esta rota, colocamos mais pessoas a transitar nela, mais pessoas a parar em Almodôvar e ajudamos assim o nosso comércio e a nossa restauração e promovemos, naturalmente, o desenvolvimento local e o desenvolvimento regional. É essa a nossa função, é para isso que estamos na Câmara Municipal.

Um bem-haja a todos!

Audio Player

COMENTE ESTE ARTIGO