Regresso às rotinas

Marcelo Guerreiro - 05/09/2016 - 04:21

Regresso às rotinas

Depois do Verão, em breve regressam as rotinas do reinício do ano escolar e do regresso depois das férias. Quero começar por saudar a Comunidade Educativa e desejar a todos um bom ano letivo. Temos bem presente a importância da educação, da escola pública e da rede escolar para a formação das nossas crianças e jovens. É por isso que o Município de Ourique é parceiro na educação dos ouriquenses mais jovens, dos que estudam no Município e dos que, sendo Ouriquenses, frequentam estabelecimentos do ensino superior fora do concelho.

Neste início de ano letivo, com o redobrado compromisso do governo com a escola pública, instrumento de combate às desigualdades, reafirmamos a determinação do Município de Ourique em continuar a apostar na qualificação das pessoas, seja no apoio aos equipamentos, nas atividades, nas necessidades das famílias ou na construção de um ambiente social com qualidade de vida e futuro.

Apostar nas pessoas e continuar a valorizar no território.

Depois de, em articulação com a União de Freguesias de Panóias e Conceição, termos realizado uma obra de reabilitação do centro urbano de Conceição, em breve vamos apresentar o projeto de Arranjo Urbanístico do Centro Histórico de Ourique. Uma intervenção que começará na Praça D. Dinis e na Rua D. Afonso Henriques, apenas possível porque, com o equilíbrio das contas do Município, é agora possível aceder a empréstimos de médio longo prazo para aproveitar os fundos comunitários do Portugal 2020.

E foi para aproveitar recursos comunitários para a afirmação da nossa identidade cultural que apresentamos uma candidatura para a Comemoração da Batalha de Ourique, momento fundamental da formação da Nação e da Portugalidade, do Ser Português. O facto de a candidatura ter sido aprovada após a data da Batalha, fará com que venhamos a realizar um conjunto de iniciativas de evocação da Batalha de Ourique nos dias 23,24 e 25 de setembro de 2016 e não a 25 de julho como era nossa intenção. Em 2017, comemoraremos os oitocentos e setenta e oito anos da Batalha de Ourique a 21,22 e 23 de julho. O importante é voltar a comemorar este importante acontecimento da História de Portugal, porque a memória é um elemento importante da nossa afirmação.

Fomos grandes na Batalha de Ourique, somos Campeões da Europa de Futebol, não há nenhuma razão para que os Portugueses e Portugal não sejam ainda maiores em outras áreas. Que Ourique sirva de inspiração.

Três notas finais

Uma nota nacional

No Orçamento de Estado para 2017, o governo vai dar prioridade à educação, à saúde e à cultura. Três boas prioridades a que se deveriam juntar as questões da natalidade, do envelhecimento eda valorização do Interior.

Uma nota regional

O Festival Atalaia Artes Performativas 2016 decorrerá entre 29 de setembro e 9 de outubro, em Ourique, Aljustrel e Almodôvar. É uma boa oportunidade para assistir ao trabalho criativo de artistas nacionais e internacionais que têm estado no Baixo Alentejo, com o apoio do Município de Ourique.

Uma nota local

Em breve o Verão dará lugar ao Outono e surgirão os produtos tradicionais da época que se misturam com os da caça, tudo boas razões para visitar e comprar no comércio tradicional de Ourique, nas nossas lojas e restaurantes.

Audio Player

COMENTE ESTE ARTIGO